Cirurgião Plástico é um dos mais cobiçados do país por ser especialista em diversas áreas
Nesta semana, o cirurgião plástico Wendell Uguetto, de São Paulo, abriu a caixa de perguntas em seu perfil no Instagram e recebeu diversos questionamentos relacionados ao tema. Um deles chamou a atenção do médico e foi compartilhado através de um vídeo. Na ocasião, o paciente afirmou ter feito duas lipoaspirações e, após os procedimentos, ele teria engordado novamente. Esta matéria esclarece essa pergunta e várias outras recebidas pelo médico nas redes sociais.
A lipoescultura é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. O procedimento pode contribuir muito para melhorar o contorno corporal, realçando curvas e preenchendo outras regiões. Para se alcançar um bom resultado é necessário um bom planejamento. Deve-se levar em consideração as expectativas da paciente.
Também se deve observar as possibilidades de cada organismo e de sua própria natureza. A cirurgia realizada por um especialista com boa experiência tem tudo para ser um sucesso, mas, existem detalhes que não podem ser esquecidos.
Segundo o médico cirurgião Dr. Wendell Uguetto, o período pós-operatório é um período fundamental e cheio desses detalhes. Medidas adotadas nesta etapa são fundamentais para uma boa recuperação e um resultado satisfatório.
“Não adianta o paciente fazer lipo e não seguir as orientações médicas. Após a cirurgia, são necessários vários cuidados como a reeducação alimentar, a realização de atividades físicas, drenagem linfática, dentre outras medidas adotadas pelo profissional. Do contrário, não adianta tirar a gordura, pois ela volta para a mesma região”, ressaltou Dr. Wendell.
O repouso também é muito importante, podendo durar poucos dias ou até algumas semanas. Depende do tamanho da cirurgia, da quantidade de gordura retirada e da associação de outras cirurgias. A cirurgia representa um trauma para o organismo em menor ou maior grau. O corpo precisa de um descanso para se concentrar em sua própria recuperação.
Drenagem Linfática
As drenagens ajudam a diminuir o inchaço e edemas nas regiões operadas. A recuperação se processa de forma mais acelerada e rápida. O uso de terapia com ultra som tem por objetivo desfazer e evitar o aparecimento de regiões com fibrose. Fibrose é quando a gordura abaixo da pele cicatriza de forma mais grosseira formando nódulos, que podem ser desfeitos e eliminados com a utilização desses métodos. O momento de iniciar as terapias, sua frequência e período de duração, devem ser de indicação do cirurgião, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Uso de cintas
Faixas e cintas são utilizadas após uma cirurgia de lipoescultura. Elas são fundamentais para conter o inchaço, promover conforto e segurança, bem como auxiliar na modelagem do corpo. O modelo de cinta a ser usado e o período de sua utilização deve ser orientado pelo cirurgião. A técnica utilizada e as necessidades pessoais de cada paciente devem guiar essa sua orientação. Tapes, almofadas e peças de contenção podem ser usados quando indicados pelo médico ou terapeuta. Vale lembrar que nos primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar o uso de cintas muito apertadas. Uma compressão excessiva pode diminuir a irrigação sanguínea e a nutrição da pele na região comprimida. Com isso podem sugerir feridas nessas regiões. Cintas mais justas podem ser usadas em períodos posteriores.