Ação acontece como um esquenta da segunda temporada da websérie Viabilizando Sonhos Culturais
Estão abertas as inscrições para uma trilha de três masterclasses gratuitas com nomes relevantes do setor cultural, ação realizada como aquecimento para a segunda temporada da websérie Viabilizando Sonhos Culturais. Promovida pela Liga Criativa, as masterclasses aconteceram nos dias 28, 29 e 30, com transmissão ao vivo no YouTube.
Com uma abordagem prática e inspiradora, as masterclasses trazem convidados que atuam diretamente com políticas públicas, financiamento coletivo e fomento privado à cultura. Entre os confirmados estão representantes da plataforma Benfeitoria, do Ministério da Cultura e do Instituto Neoenergia.

O objetivo é ampliar o debate sobre os caminhos de viabilização de projetos criativos e conectar artistas, produtores e agentes culturais a oportunidades reais de financiamento e fortalecimento de suas iniciativas.
A série traz episódios temáticos sobre os bastidores da produção cultural no Brasil, abordando temas como acessibilidade, direitos autorais, orçamento de projetos, currículo artístico, diversidade, democratização do acesso e estratégias de financiamento, sempre com uma linguagem acessível e casos reais de profissionais da cultura de diversas regiões do país.
Idealizada pela produtora e fundadora da Liga Criativa, Eliz Galvão, a websérie tem como proposta democratizar o conhecimento sobre gestão e sustentabilidade no setor cultural. A primeira temporada alcançou milhares de pessoas e agora expande seu alcance com convidados de diferentes territórios, fortalecendo a descentralização e a diversidade no fazer cultural.
Serviço:
Masterclasses Liga Criativa
Quando: 28, 29 e 30/07/2025
Onde: Transmissão ao vivo no canal da Liga Criativa no YouTube
Valor: Gratuito
Inscrições: @ligacriativa ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Fqqnb2hxvFM4UqPayIJ6KI
PROGRAMAÇÃO
28/07 (segunda)| 20h | Youtube da Liga Criativa.
Tema: Como o Ministério da Cultura potencializa o trabalho dos artistas no Brasil?
Convidado: Júnior Afro – Diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura
Será abordado sobre o que é o Sistema Nacional de Cultura, quais políticas públicas estão em vigor, quais ferramentas estão disponíveis e como acessar editais e incentivos culturais como a PNAB e a Lei Rouanet.
29/07 (terça) | 20h | Youtube da Liga Criativa.
Tema: Como tirar seu projeto do papel com apoio da comunidade?
Convidada: Larissa Novais – responsável pela plataforma Benfeitoria
Será tratado sobre como engajar o público, mobilizar pessoas que acreditam em você, criar campanhas bem-sucedidas e construir autonomia financeira através do apoio coletivo.
30/07 (quarta) | 20h | Youtube da Liga Criativa.
Tema: Como acessar o fomento privado para projetos culturais?
Convidada: Renata Chagas (Instituto Neoenergia) e Bárbara Arraes (Baluarte Cultura)
Abordagem sobre os caminhos possíveis dentro dos editais privados, com quem está à frente de iniciativas como: Transformando Energia em Cultura, Jogando Juntas, Ilumina Social, Prêmio Inspirar, Conectar Cultural e muito mais!
WEBSÉRIE: VIABILIZANDO SONHOS CULTURAIS
A segunda temporada da websérie Viabilizando Sonhos Culturais, idealizada por Eliz Galvão da Liga Criativa, explora temas do universo da produção cultural como leis de incentivo, currículo artístico, orçamento, direitos autorais, acessibilidade e os pilares da cultura: diversidade, descentralização e democratização.
Com episódios de cerca de 10 minutos, a série será exibida no YouTube da Liga Criativa, com acessibilidade em Libras e LSE, a partir de 13 de agosto. No mesmo dia será realizada a oficina virtual gratuita “Viabilizando Sonhos Culturais”, com 50 vagas e inscrições via Instagram @LigaCriativa.
Os episódios serão lançados semanalmente até 18 de setembro. A nova temporada conta com especialistas de todas as regiões do Brasil, como Andressa Batista, Carol Lacombe e Nat Ferruzzi, e oferece materiais complementares para aprofundamento. O projeto está sendo financiado graças ao fomento dos editais da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.
