Paulo Sérgio, de 14 anos, e Valéria, de 12, fazem sucesso nas redes sociais. Eles treinam como gente grande e com muita técnica há mais de 1 ano. Eles ganharam todo o incentivo da mãe para praticar musculação, que sempre foi o esporte preferido da família.
De acordo com Cristiane Oliveira, mãe dos adolescentes, o trabalho do consultor Mauro Lobo fez toda a diferença na vida da família. Mauro Lobo é consultor fitness e esportivo, e vem mudando a vida de muitas pessoas através de um programa disciplinar. Trata-se de uma plataforma que oferece todo o suporte para que os pacientes tenham as orientações necessárias para mudar o condicionamento físico, seja para perda de peso ou ganho de massa muscular.
E quem pensa que crianças e adolescentes não devem levantar peso está muito enganado. Estudos recentes mostram que as taxas de lesões entre atletas que praticam musculação são consideravelmente menores do que modalidades como rugby, voleibol e futebol.
Muitos ainda têm a impressão de que levantar pesos nessa faixa de idade (8 a 12 anos) prejudicará o crescimento de uma criança. No entanto, nunca houve qualquer evidência científica de que o treinamento com pesos juvenil seja prejudicial ao processo normal de crescimento e desenvolvimento. Uma crença antiga de muitos médicos era que o treinamento de força não é eficaz em crianças até que elas tenham níveis significativos de testosterona circulante, que é necessária para a hipertrofia muscular.
No entanto, estudos demonstraram que as crianças podem melhorar a força em 30% a 50% após apenas 8 a 12 semanas de um programa de treinamento de força bem elaborado. Em um estudo realizado por Faigenbaum, em 2014, o treinamento de força duas vezes por semana em meninos e meninas entre as idades de 7 e 12 anos produziu ganhos de força significativos no supino torácico (versus controles da mesma idade).
As crianças ganham força por meio de adaptações neurais, não de hipertrofia muscular. O treinamento de força em crianças provavelmente melhora o número e a coordenação dos neurônios motores ativados, bem como a taxa e o padrão de disparo.
Confira todas as novidades através da página do consultor Mauro no Instagram: @mauro.edf